Vinicius Rene Lummertz, Secretário de Turismo de São Paulo (Brasil) e membro honorário da Associação Internacional de Cooperação em Turismo (ASICOTUR), participou numa reunião virtual com os associados desta instituição, sobre as atuais práticas e estratégias em que a cidade brasileira está a trabalhar para melhorar o seu posicionamento turístico nacional e internacional.
Durante o encontro, o Secretário salientou que “existem duas grandes vantagens competitivas do Brasil: O agronegócio e o turismo”, este último, um aspeto fundamental que São Paulo pretende promover graças à implementação de novas estratégias de comunicação e investimento em infraestruturas. Da mesma forma, Vinicius Lummertz fez uma autocrítica aludindo ao facto de o Brasil precisar de levar a cabo muitas reformas administrativas laborais, onde o principal e mais importante é a política fiscal, que tem sido devastadora para a indústria do turismo.
A criação de políticas adequadas e unificadas que favoreçam o turismo internacional será fundamental para o seu desenvolvimento, uma vez que o Brasil se destaca por ser um país maioritariamente de turismo nacional, onde as cidades de São Paulo, Paraná, Rio de janeiro e Minas Gerais concentram mais de metade dos rendimentos deste setor , situação que também precisa de ser melhorada.
O compromisso da Secretaria de Turismo de São Paulo é a criação de um bom posicionamento turístico e uma das medidas levadas a cabo para o conseguir, tem sido a negociação bem sucedida para a redução do imposto sobre os combustíveis, baixando a taxa de 25% para 12%, situação que permite aumentar a frequência dos voos, ligando os aeroportos internos que estão agora em processo de privatização (22 aeroportos) como parte da estratégia de modernização do Estado. Por outro lado, tem sido avaliado o investimento em meios de comunicação com mais de 15 milhões de dólares em aliança com empresas privadas, elevando o conceito de Estado Turístico. Estas ações foram justificadas com um vídeo ilustrativo de um minuto apresentado na conferência.
Como resultado desta abordagem, alguns participantes manifestaram a sua preocupação numa série de perguntas sobre a promoção do país na Europa; conetividade com as Américas; acesso aduaneiro, segurança sanitária. “Estou muito otimista sobre a nossa condição e gostaria de falar sobre a maturação coletiva; somos muito mais fortes os países de lingua espanhola e portuguesa trabalhando em conjunto do que individualmente”, realçou o Secretário do Turismo de São Paulo.
Vinicius Rene Lummertz Silva, entre setembro de 2012 e maio de 2015 foi secretário de Políticas Turísticas, no Ministério do Turismo do Brasil. Foi também presidente da Embratur, Instituto Brasileiro de Turismo até abril de 2018, quando foi nomeado Ministro do Turismo pelo Presidente Michel Temer.
Por fim, o Presidente da ASICOTUR, Alejandro Rubín, agradeceu a intervenção de Vinicius Lummertz pelo seu apoio na apresentação oficial da Associação na Fitur, em Madrid, que teve a colaboração do INPROTUR e a presença do Ministro do Turismo e Desportos da Argentina.
Fonte: ASICOTUR.