A Expourense – recinto de feiras e Exposições de Ourense, passa mais um ano pela FITUR de Madrid para apresentar as suas duas feiras internacionais relacionadas com o turismo: Xantar e Termatalia. Ambos os certames irão lançar diferentes ações profissionais enquadrados no duplo Ano Santo Xacobeo 2021-2022. Tanto o Xantar como a Termatalia são duas das cinco feiras internacionais de turismo que se realizam em Espanha e que foram homologadas pelo Governo Central.
Estas apresentações no âmbito da FITUR foram os primeiros atos públicos do novo diretor da Expourense, Rogelio Martínez González, que assumiu o cargo há poucos dias. Martínez foi acompanhado nestas apresentações por representantes da Xunta da Galiza e de outras entidades estreitamente ligadas a estes projetos. Os eventos contaram com a presença de diversos representantes políticos, como senadores, presidentes e vice-presidentes de conselhos regionais e alcaides. Também participaram operadoras de turismo especializadas em gastronomia e turismo de saúde, empresários ligados a spas, representantes da Sociedade Internacional de Hidrologia Médica e diversos meios de comunicação nacionais e internacionais.
Xantar pelo São Martinho
A primeira das apresentações da Expourense hoje realizadas no stand do Turismo da Galiza na FITUR foi o Xantar. O director-geral da Expourense, Rogelio Martínez, anunciou neste evento algumas das novidades da 22ª edição do Salão Internacional de Turismo Gastronómico que se realizará entre os dias 3 e 7 de novembro. Estas novidades começam com a própria mudança de datas e avançam para o segundo semestre do ano.
que em Ourense tem grande tradição gastronómica com a celebração do S. Martinho e os magustos. O principal objetivo desta mudança de datas é que o Xantar 2021 se transforme no grande reencontro dos profissionais do turismo e da hotelaria, transformando a feira num ponto de viragem que permita celebrar o regresso à “normalidade” e que contribua para a divulgação internacional da Galiza como um destino enogastronómico seguro num momento tão especial como o duplo Ano Santo 2021 /2022.
Braga sempre presente
O director-geral da Expourense foi acompanhado nesta apresentação pelo delegado territorial da Junta da Galiza, Gabriel Alén; pela Secretária de Turismo do Estado Mexicano de Coahuila, Azucena Ramos, e pela vereadora de Turismo do Município de Braga, Filomena Alves. A cidade portuguesa de Braga, que participa no Xantar desde a sua primeira edição, foi eleita o “Melhor Destino Europeu em 2021” e representou neste ato a massiva participação portuguesa, sobretudo da Região do Turismo Porto e Norte que todos os anos participa no Xantar. Por sua vez, o Estado de Coahuila já participou em várias edições do salão gastronómico e na feira de termalismo de Ourense, tendo sido também a sede da Termatalia México 2016.
Gastronomia dos Caminhos de Santiago em destaque
Esta edição do Xantar vai centrar-se na promoção de toda a Gastronomia dos Caminhos de Santiago, desde a Francesa à da Via da Prata e, claro está, à do Caminho Português, já que Portugal sempre teve um peso muito importante na feira, aumentando a cada ano o número de expositores e visitantes. “Santiago é o fim do Caminho para os peregrinos, mas este Ano Jacobeu também simboliza o início da reativação do setor turístico na Galiza. Por isso, o Xantar não quer perder esta oportunidade de se posicionar como um destino seguro que oferece tudo o que o turista necesita” – reforçou Rogelio Martínez.
Outra novidade do programa é a adaptação ao formato híbrido. As atividades que o Xantar organiza todos os anos, como workshops de cozinha ao vivo, provas comentadas ou apresentações de destinos gastronómicos e vínicos, podem ser acompanhadas, este ano, pessoalmente desde o espaço da Expourense (como sempre), mas também online desde qualquer parte do mundo. Este novo formato facilitará a participação internacional, principalmente ibero-americana, na próxima edição da feira.
Termatalia presencial e online
No que diz respeito à Termatalia, a Expourense apresentou as ações profissionais que se vão organizar em torno da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar que este ano não se realiza como tal. Estas ações, previstas para os dias 16 e 17 de setembro, têm como objetivo aproximar a comunidade termal internacional em torno da marca Termatalia e continuar a posicionar Ourense e a Galiza como um centro internacional de formação profissional em termos de spas.
A Termatalia é um evento que reúne profissionais de mais de 30 países. No entanto, a Expourense decidiu adiar a feira até 2022 para garantir a presença massiva de profissionais. A feira tem um alto índice de participação internacional que seria muito difícil de manter neste ano, devido às restrições impostas pela pandemia. Esta feira foi reinventada para continuar a ser a ponte de ligação termal entre o novo e o velho continente.
Atividades em formato híbrido
As acões profissionais relacionadas com a Termatalia que vão decorrer este ano são o 2º Congresso Internacional de Água e Saúde, que irá analisar as mudanças que a pandemia provocou no sector, e o 2º Workshop Internacional de Turismo de Saúde e Bem-Estar e nela participarão os operadores turísticos especializados em hidroterapia e bem-estar que farão encontros de negócios com os destinos que decidirem participar neste encontro. Ambas as atividades terão um formato híbrido. São dois eventos que se verão reforçados, ainda mais, com a realização de forma paralela e complementar do IV Simpósio Internacional de Termalismo e Qualidade de Vida, organizado pelo Campus da Auga da Universidade de Vigo, que reunirá a comunidade científica e investigadora.
A pandemia será inevitavelmente um dos temas que o congresso abordará. Da organização do mesmo acreditam que esta situação pode se tornar uma boa oportunidade para dar às águas termais o reconhecimento que merecem, pela sua influência no fortalecimento do sistema imunológico e também por facilitar a reabilitação de quem já contraiu o vírus.
Termatalia promoverá o projeto “Un descanso en los Caminos”
O director-geral da Expourense esteve acompanhado nesta apresentação sobre a Termatalia pela diretora da Agência Galega de Turismo, Nava Castro, e pelo presidente do Cluster de Turismo da Galiza, Cesáreo González Pardal. Todos os intervenientes, estiveram de acordo com o protagonismo que o Caminho de Santiago assumirá nas ações profissionais da Termatalia, visto que vão ser realizadas novos planos do projeto “Um descanso nos Caminhos”, promovido pelo Cluster de Turismo da Galiza com o apoio da Agência de Turismo de Galiza a pedido dos associados da Expourense, Balneários da Galiza, Grupo Caldaria, União dos Hoteleiros Ourensanos e Associação dos Amigos da Cozinha Galega. Este projeto organiza estadias nas estâncias termais dos diferentes Caminhos de Santiago oferecendo assim o melhor descanso ao peregrino.
Neste sentido, o presidente do Cluster de Turismo da Galiza destacou que “a Galiza se tem apresentado na FITUR como um destino seguro, inteligente e sustentável. Na recuperação do Turismo, a estratégia de cooperação público-privada tem sido seguida e o projeto “Um descanso nos Caminhos” reflete perfeitamente aquele posicionamento pelo qual a Galiza decidiu apostar”.