Na impossibilidade de reunir presencialmente os seus membros nas ações que realiza, quer por se encontrarem espalhados pelos quatro cantos do mundo, mas sobretudo, devido à pandemia que nos tem assolado, a Ordem do Caminho de Santiago levou a cabo, de forma virtual, mais uma jornada internacional. O acontecimento teve lugar no Hotel Oca Puerta del Camino, em Santiago de Compostela e foi presidido pela secretária do turismo da Galiza, Nava Castro Dominguez. Na ocasião foram nomeados quatro noviços que, a partir de agora, farão parte desta grande instituição religiosa.
Abriu a cerimónia o Grão-Mestre da Ordem, Miguel Pampín que agradeceu a participação virtual dos numerosos convidados, damas e cavalheiros representantes da Ordem do Caminho de Santiago em 24 países. A finalizar, Pampín sublinhou que “com esta jornada devemos ficar comprometidos com os Caminhos de Santiago”.
Alejandro Rubín, Vice-presidente da instituição, congratulou-se com a nomeação dos quatro noviços e fez uma referência detalhada sobre os seus currículos. Rubín anunciou, também, o próximo encontro em Girona, Espanha, e o capítulo anual em julho, em Santiago de Compostela.
Por sua vez, a diretora do Turismo da Galiza, Nava Castro, anunciou um fundo de 85 milhões de euros para a organização do programa do Ano Santo Jacobeu 2021-2022 se celebrará em Santiago de Compostela. Sejam quais forem as condicionantes da pandemia que ainda persistirem na data da celebração desta importante festa religiosa, serão tidos em conta todos os pormenores de segurança para os peregrinos que acorrerem ao santuário, assegurou Nava Castro.
Na segunda parte do programa elaborado para esta jornada internacional os noviços assumiram o compromisso das recomendações para quem entra na Ordem dos Caminhos de Santiago.
Foram quatro os novos membros admitidos: Letícia Rodriguez (Catalunha, Espanha); Rafael Moreno (Lourdes, França); Xavier Alejandro (México) e Armando Martínez (Pontevedra, Espanha).
A catalã Letícia Rodriguez, no discurso circunstancial que fez, não escondeu a sua felicidade por este evento ter coincidido com o seu 50º aniversário.
O mexicano Xavier Alejandro, natural da cidade de Cancun, mostrou-se emocionado por poder cumprir uma tradição de família que há 400 anos teve o primeiro peregrino a percorrer os Caminhos de Santiago.
Ao contrário dos restantes três noviços, o galego Armando Martínez Vasquez, foi o único que assistiu presencialmente à cerimónia realizada hoje em Santiago de Compostela. Escultor de profissão, Martínez é sobejamente conhecido em Portugal pelas suas inúmeras obras realizadas em espaços públicos no nosso país. De 19 de agosto a 15 de setembro participará na execução de esculturas ao vivo na Frente Ribeirinha de Porto de Mós, com a sua obra “À procura da Água”, por ocasião do Simpósio Ibérico de Escultura em Pedra que vai decorrer naquele concelho.
Depois da investidura, estes noviços agora aceites na primeira fase do processo de admissão, farão parte da lista que já soma 1.282 damas e cavaleiros da Ordem.
A finalizar o programa, procedeu-se à imposição da Medalha de Ouro da Ordem do Caminho de Santiago a José Luis Foxo, compositor e diretor da Real Banda de Gaitas de Ourense. Este grupo de música tradicional galega, que também atuou neste evento, tem sido incansável com a participação nas cerimónias da Ordem, acompanhando a instituição nos capítulos extraordinários já realizados em vários países.