A cerimónia de abertura contou com a presença de Ildefonso de la Campa, Gestor do Plano Jacobeu e Enrique Cabaleiro, alcaide de Tui, acompanhados do Grão-Mestre Miguel Pampin e do Vice-Presidente da Ordem, Alejandro Rubín.
O historiador Rafael Sánchez iniciou o painel da conferência percorrendo a história do Caminho Português para dar lugar ao ator Rubén Ríos, que, com a sua conferência “Caminhos da empatia” valorizou o legado e a experiência dos idosos, trazendo o seu testemunho através da exibição do documentário “Camiñantes do Noso”. Miguel Ángel García, Presidente da Associação dos Alfombristas del Camiño de Santiago fez uma apresentação daquela instituição.
A finalizar as intervenções, Bruno de Llano, especialista em Gestão Local e Autónoma de Ecoembes, destacou a importância da sustentabilidade no Caminho. O grupo folclórico Arume de Malvas deu o tom musical aos atos matinais. À tarde, os participantes fizeram uma visita ao centro histórico, à Igreja de São Domingos e à Catedral de Santa Maria, onde puderam conhecer, entre outras peculiaridades, a história dos Sambenitos, por Rafael Sánchez, Conselheiro de Turismo de Tui.
Esta conferência foi marcada por uma grande participação de cidadãos, completando a lotação estabelecida, 24 horas antes da realização do evento.