Na BioMont, Nina Leconte cultiva as plantas com paixão. (foto: Município de Montalegre)
As estufas são cada vez mais verdadeiras aliadas dos produtores de hortaliças no concelho de Montalegre. Há cerca de um ano, Nina Leconte iniciou a produção de legumes e verduras em estufa, em Meixedo, junto à estrada municipal. O projeto BioMont está em processo de conversão para biológico. A aposta é já um exemplo de sucesso a avaliar pelo número de clientes já fidelizados.
Nina Leconte dedica-se de alma e coração ao seu negócio, com o marido António Dias, que a ajuda nos fins de semana.
Questionada sobre o facto de fornecer produtos para a clientela que vive numa região eminentemente agrícola, onde muita gente trabalha a terra, Nina relatou-nos a sua estratégia:
– “Em primeiro lugar, procuramos os clientes da zona urbana, que não fazem agricultura. Depois, apostamos na produção fora das épocas da abundância, ou seja, quando os outros já não têm. Tenho clientes semanais e, com a pandemia, até têm vindo clientes novos. Há uma tomada de consciência que quanto melhor nos alimentamos mais defesas temos. Tenho conseguido escoar toda a produção. A maior parte dos produtos são consumidos por particulares. Foi um investimento positivo e espero poder desenvolvê-lo ainda mais».
Para o presidente da Câmara Municipal, Orlando Alves, «este é um exemplo extraordinário. Há muita gente virada para esta área da produção. São famílias que educam os seus descendentes com luta e trabalho. Temos cedido parcelas da Quinta da Veiga para quem quiser trabalhar. Há ainda muito mais espaço para quem queira fazer uma vida e colocar à sua mesa produtos de qualidade. Vem aí um futuro muito incerto. Isto obriga a redefinir conceitos. Muita gente vai ter que fazer pela vida».
Contacto da empresária
biomontmeixedo@gmail.com
+351 936 395 006
Estrada Municipal, 5470-173 Meixedo, Montalegre
Colaboração: Serviços de Imprensa da Câmara Municipal