Alejandro Rubín é o mentor deste projeto
Em dezembro de 2020, diante da necessidade de reivindicar a cooperação e a promoção de um dos setores mais afetados pela pandemia, foi lançada oficialmente a primeira Associação Internacional de Cooperação para o Turismo (ASICOTUR) com sede em Espanha e projeção global. Nasceu com o objetivo primordial de comprometer a participação dos seus membros para colaborar na criação e promoção de projetos de desenvolvimento turístico, interligando administrações públicas, instituições e empresas.A ASICOTUR pretende posicionar-se como um catalisador da transferência de boas práticas, conhecimento e tecnologia turística, ciente da importância de contribuir com ações solidárias que melhorem a competitividade dos destinos e empresas de um setor, que só em Espanha, tem gerado 12% do Produto Interno Bruto até ao impacto da COVID-19. Trata-se justamente de compartilhar experiências que sirvam para promover uma reativação inclusiva e sustentável, conforme preconizado pela própria ONU por meio da Organização Mundial do Turismo.
Figuras conhecidas no mundo do turismo
O conselho de administração, formado por representantes de oito países da esfera ibero-americana, é dirigido por Alejandro Rubín Carballo, atual vice-presidente executivo da Ordem do Caminho de Santiago, que tem colaborado com numerosas entidades turísticas no mundo, tanto no campo do turismo religioso quanto nos nichos do turismo de saúde ou gastronómico. A professora universitária Carmen Pardo López, que já dirigiu a Secretaria de Turismo no governo da Galiza (2009-2012), exerce as funções de secretária geral. O vice-presidente é Jesús Ares, presidente da Associação Galega de Operadores Turísticos Receptivos, e Manuel Mora Lourido (Canárias), conselheiro em posicionamento estratégico, que representa o cargo de tesoureiro. Estão acompanhados por um grande grupo de profissionais: Gilmar Piolla do Brasil, Rafael Roldán do Equador, José Carlos de Santiago de Cuba, Verónica Napuri do Peru, José Carlos de Riojas do México, Pablo Rivera Bua de Portugal e Ricardo Ramirez da Colômbia, cada um exercendo a atividade no seu país de origem.Os objectivos deste projeto internacional centram-se na promoção e cooperação entre destinos, incluindo projetos de assistência e cooperação para o desenvolvimento; transferência de conhecimento turístico; acordos para assistência em questões de sustentabilidade, inclusão e responsabilidade no mundo do turismo; apoio aos governos nacionais, regionais ou locais; gestão do turismo para inspirar outros destinos, assim como publicar manuais sobre temas de interesse nos países onde a Asicotur atua.
Visão estratégica mundial
A visão de curto prazo é tornar-se “numa referência de cooperação e incentivar muitos profissionais a trabalharem juntos por um setor que vem sendo tremendamente atingido. Em poucos dias de trabalho, já contamos com membros ativos representando mais de 22 países ”, afirma Alejandro Rubín, atual presidente.
Esta associação internacional foi criada para “trocar ideias, boas práticas, pensar entre todos, encontrar soluções que uns já utilizaram e que podem ser recicladas noutros moldes, do outro lado do planeta, aplicar inovações que alguns já experimentaram com sucesso, ou evitar erros que outros já cometeram ”, nas palavras da secretária geral, Carmen Pardo.
É possível acompanhar a atividade e entrar em contacto com esta nova entidade através da web www.asicotur.com