Na foto: paragem em San Cristóbal de Cea no forno datado de 1853
A Ordem do Caminho de Santiago continua com as jornadas de promoção das diferentes rotas do Caminho de Santiago com o projeto “Coñece os Camiños”, que faz parte do programa O Teu Xacobeo, da Junta da Galiza.
Após a cerimónia de abertura, que contou com a atuação do grupo “Feitizo de Pau”, iniciou-se o painel de conferências, liderado por Jesús Ares, que fez uma exposição sobre a evolução do Caminho de Santiago ao longo dos anos, José Luis Rodríguez Cid com uma conferência focada na importância da Via da Prata e Bruno de Llano, que destacou a importância do meio ambiente e da sustentabilidade.
Lucía Pérez deu o toque final à manhã com uma actuação especial para o evento, com várias canções dedicadas ao Caminho.
170 quilómetros repletos de história, tradições e paisagens deslumbrantes
Depois de uma degustação de produtos típicos da região, os participantes realizaram uma visita guiada a San Cristóbal de Cea, onde puderam ver o tradicional forno de pão, aprendendo passo a passo como fazer o pão do Cea e caminhar pelo maior mosteiro cisterciense de Espanha: o Mosteiro de Oseira.
A Via da Prata é um itinerário que parte de Sevilha e segue em paralelo ao continente português até à Galiza. A partir de Verín, os últimos 170 quilómetros são repletos de história, tradições, paisagens deslumbrantes, castelos, museus, monumentos religiosos e locais enogastronómicos de excelente qualidade.
Seguindo pela estrada 525 até San Cristóvo de Cea, entramos nas origens de uma atividade económica criada no século XIII pelos monges cistercienses: o fabrico do famoso pão de Cea, o primeiro na Europa a obter a Indicação Geográfica Protegida.
Por San Cristóvo de Cea passam cerca de 30 mil peregrinos que, anualmente, percorrem a Via da Prata, geralmente em direção ao Mosteiro de Oseira. Também é possível pernoitar naquele local e apreciar o silêncio de ouro que paira entre as largas paredes de granito. Até Santiago de Compostela faltam cerca de 80 quilómetros.