Os participantes farão visitas aos enclaves do Caminho localizados em Santiago de Compostela, Melide e Noia.
A Ordem do Caminho de Santiago promove, nos próximos dias 5, 6 e 7, em Santiago de Compostela, o 1º Congresso Internacional sobre “As Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do turismo global”, cuja iniciativa conta com o principal apoio da Agência Galega de Turismo, através da linha de incentivos ao setor MICE, e do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (INPROTUR).Ocongresso foi apresentado ontem no Hotel Oca Puerta del Camino com a presença de Nava Castro, Diretora da Agência Galega de Turismo, Alejandro Rubín, vice-presidente executivo da Ordem do Caminho de Santiago, e Jesús Ares, coordenador da acção e presidente da Associação de Operadores Turísticos Receptivo da Galiza (ATREGA). Nava Castro destacou o papel desta iniciativa, que contribuirá para ampliar a repercussão na América Latina no “desdobramento que a Galiza terá com a abertura da Porta Santa no dia 31 de dezembro”. A diretora do Turismo Galego também agradeceu à Ordem o trabalho desenvolvido e afirmou “que a Galiza é um destino seguro e está preparada para organizar este tipo de congressos” adaptados à situação epidemiológica actual.
Palestrantes abordarão desafios dos centros mundiais de peregrinação
Este congresso será realizado em formato híbrido a partir do próprio hotel Puerta del Camino, combinando assistência presencial com uma capacidade limitada ao máximo 50 pessoas e projeção em streaming internacional, já que a Ordem tem membros em 34 países, e será transmitido ao vivo na Plataforma de Rádio e Televisão Diâmetro.O programa conta com a participação de palestrantes de 21 países da Europa e da América, que abordarão os desafios atuais que se colocam tanto ao Ano Santo Jacobeu, como outros pontos de referência internacional de peregrinação, tais como: a Terra Santa, Lourdes, Fátima e Roma, ou seja, os principais destinos ligados ao cristianismo. Também serão abordadas as experiências de desenvolvimento do turismo religioso, como será o caso da Argentina, e as oportunidades de marketing turístico que surgem neste segmento, bem como as boas práticas realizadas em roteiros promovidos em vários países latino-americanos. A cooperação para o desenvolvimento do turismo será um tópico sobre o qual destacados líderes do turismo internacional irão debater.
Conhecer o projeto Noia-Portus-Apostoli
Mas, para além do programa académico, este congresso oferece aos participantes a possibilidade de conhecerem enclaves da Galiza por onde passam diferentes itinerários do Caminho de Santiago, com experiências únicas e degustação da gastronomia local. Esses locais serão Santiago de Compostela, Melide (onde a Ordem tem o Bosque dos Peregrinos), e o centro histórico de Noia onde se poderá conhecer o Projeto Noia-Portus-Apostoli. Também estão previstas alternativas culturais e de lazer para quem vai a Compostela, obedecendo a rigorosas normas sanitárias.Entre as ações singulares deste encontro internacional, a associação dos “Alfombristas de Santiago” produzirá ao vivo um tapete de flores dedicado ao congresso, na sequência do acordo de colaboração assinado entre a Ordem e esta associação. Para além do Turismo da Galiza, o Congresso Internacional “Rotas de Peregrinação como impulsionadoras do Turismo Global” tem como colaboradora a Confederação de Organizações de Turismo da América Latin
As inscrições podem ser feitas pelo site www.ordendelcaminodesantiago.es