San Cristovo de Cea
Quem passa pela Via da Prata, ao entrar em Verín encontra paisagens deslumbrantes, castelos, museus, monumentos religiosos que lhe diversificam a viagem até Santiago de Compostela.
Se ficar 1 dia em Verín, vai dar conta que está numa importante região demarcada de vinhos da Galiza e numa terra que foi de contrabando, especialmente de café.
Ao seguir caminho para Ourense, passa perto do Castelo de Monterrei, uma fortaleza do século XII intimamente ligada à história de Portugal pelo nosso rei Afonso Henriques.
De passagem pela capital do termalismo, o ponto de paragem obrigatória é nas fontes termais de Ourense, cujas águas nascem a 70 graus. Na piscina pública é possível tomar banhos de água quente ao ar livre.
Seguimos, agora, pela estrada 525 até San Cristovo de Cea e entramos nas origens de uma atividade económica criada no século XIII pelos monges cistercienses: o fabrico do famoso pão de Cea, o primeiro na Europa a obter a Indicação Geográfica Protegida.
Por San Cristovo de Cea passam cerca de 30 mil peregrinos que, anualmente, percorrem a Via da Prata, geralmente em direção a um local de culto religioso formado pelo maior mosteiro cisterciense de Espanha: o Mosteiro de Oseira.
Também é possível pernoitar naquele mosteiro e apreciar o silêncio de ouro que paira entre as largas paredes de granito. Até Santiago de Compostela faltam agora cerca de 80 quilómetros.
Entretanto, voltamos a Ourense com o grupo de agentes de viagem que nos acompanham. Na Feira de Desporto e Turismo Ativo da Expourense, os especialistas dos Caminhos de Santiago fazem contactos com interessados e falam das experiências vividas nestes dias.