Grupo de participantes na conferência
Manuel Baltar, na qualidade de presidente da European Historic Thermal Towns Association (E.H.T.T.A) e do Comité Assessor da Termatalia, participou numa mesa redonda sobre o futuro sustentável do turismo de saúde na Europa que decorreu hoje na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, a propósito do “European Health Tourism Industry Summit”.
O painel foi moderado pelo director executivo da Comissão Europeia de Turismo, Eduardo Santander. Junto do presidente do Governo Provincial de Ourense intervieram outros agentes do setor, como a representante da Direção Geral do Desenvolvimento e Turismo da Comissão Europeia, Girma Anuskeviciute, o presidente da European Spas Association, Thierry Dubois, a secretária geral da Associação Europeia de Hospitais e a comissária da ITB de Berlim, Rika Jean-Francois.
Manuel Baltar destacou o valor do turismo termal perante os potenciais consumidores que, segundo dados da O.M.T. (Organização Mundial de Turismo), procuram experiências que contribuam para a melhoria da sua saúde, no âmbito dos produtos turísticos sustentáveis, tais como os que oferecem as cidades termais europeias e que preservam, tanto o recurso natural da água, como o seu património histórico.
Papel da Termatalia nas oportunidades que gera à indústria
Presente esteve também a diretora da Termatalia, Emma González, que salientou o papel da Feira Internacional de Turismo de Saúde e Bem-estar na projeção que dá à cadeia de valor no setor, não apenas em termos de ingressos por termalistas, mas também pelas oportunidades proporciona a toda a indústria, desde a captação do recurso, até à formação, passando pela consultoria, arquitetura e tecnologia. Na sua intervenção deu como exemplo as vilas termais e o modelo de trabalho criado junto da Universidade de Vigo, mediante o Observatório do Meio Rural com o propósito de analisar e enfrentar o desafio demográfico.
A Conferência da Indústria de Turismo de Saúde realizou-se pela segunda vez em Bruxelas e reuniu cerca de 100 representantes do setor de vários países europeus líderes neste segmento, como são França, Alemanha, Bulgária, Itália, República Checa, Eslováquia, entre outros.