Ordem do Caminho de Santiago assina acordos com países americanos para promover o turismo religioso
A Ordem do Caminho de Santiago, com sede na capital da Galiza promove, durante o mês de Junho, diversas atividades em vários países da América com o objetivo de promover e potenciar o turismo religioso e garantir a presença da Ordem no continente americano, onde já conta com grande representação. No Brasil organizará um simpósio sobre o Caminho de Santiago e assinará dois protocolos: no Perú impulsionará uma jornada alusiva ao turismo religioso, que repetirá no México, onde também procederá à abertura de uma nova Sede e à realização de um Capítulo Especial da Ordem.
Para levar a cabo todas estas atividades, a Ordem do Caminho, a que preside o Grão-Mestre Miguel Pampín, destacou até ao continente americano o seu Vicepresidente Executivo Alejandro Rubín e o Conselheiro da Ordem, Jesús Ares.
Atividades no Brasil, México e Perú
O primeiro país a visitar será o Brasil, mais concretamente Foz do Iguaçu, onde, coincidindo com o Festival das Cataratas organizará um simpósio sobre o Caminho de Santiago e diversas atividades, das quais se destacam os protocolos a assinar com a COTAL (instituição pioneira no turismo sul americano).
A missão desta associação, que inclui vários países, é a de integrar o trabalho dos setores público e privado nas áreas gastronómica, hoteleira, de lazer e transportes, para além de promover os destinos emergentes. Uma parte da sua atividade está centrada no turismo religioso.
O outro protocolo será com a Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas (Paraná, Brasil) como organizadora do Congresso internacional de Turismo Religioso e Sustentável. Esta entidade promove a investigação e fomenta o debate de ideias, integrando jovens estudantes, docentes e profissionais de vários países, através de um projeto internacional que desenvolve o evento a nível mundial.
No Perú, a Ordem organizará uma jornada sobre o Caminho de Santiago, aberta ao público, com a participação de representantes institucionais do país. Nela será promovida a Rota do Inca, através de experiências de peregrinos e da análise à vocação que existe ao Apósto Santiago no Perú.
Promover a Rota do Inca no México
O programa previsto para o México inclui, no dia 17 (segunda-feira), a abertura de uma nova sede administrativa da Ordem na Cidade do México, com uma visita à Igreja de Santiago (lugar de partida dos peregrinos para Compostela) e a realização, na Capela do Rosário em Puebla, de uma jornada sobre O Caminho de Santiago. No dia 18 terá lugar um Capítulo Especial em que serão investidos 12 novos Cavaleiros e Damas.
A Ordem do Caminho de Santiago completa, assim, um conjunto de atividades que tiveram início recentemente nos Açores, na Catalunha e depois na Galiza.
Capítulo anual em Julho
Como já é tradição, a ordem realizará o Capítulo Geral anual em Santiago de Compostela, nos dias 20 e 21 do próximo mês de Julho.
Recorde-se que a missão da Ordem do Caminho de Santiago é promover os valores universais do Caminho, servindo de vínculo entre vários continentes para as pessoas que professam o seu respeito ao Apóstolo Santiago e defendem os valores do Caminho, fomentando peregrinações, a ligação entre territórios e difundindo o património cultural e etnográfico das diferentes rotas do Caminho de Santiago, contribuindo, assim, para promover o turismo cultural, religioso ou espiritual.