A Intur, a Feira Internacional de Turismo de Interior, arrancará na quinta-feira, 16 deste mês, com uma jornada para profissionais, Intur Negócios, um cenário de trabalho no qual se reunirão operadores turísticos, agências de viagens, hotéis, empresas de transporte, destinos, empresas de turismo ativo, gastronomia, vinhos, turismo de eventos, turismo de idiomas… em suma, todos os segmentos que dão forma ao turismo de interior.
A Intur Negocios está dividida em três áreas: um mercado contratante, uma área de exposição e sessões de formação em que serão analisados aspectos como o impacto do património no turismo de interior, as chaves da promoção no exterior e como a gastronomia é uma poderosa alavanca para os destinos.
“Intur é uma feira pioneira na promoção do turismo de interior que evolui, tal como o sector, para ser útil às empresas. Este objetivo foi o que nos levou a separar os conteúdos profissionais dos dirigidos ao público, o viajante em busca de destinos, em Intur Negocios e Intur Viajeros, duas propostas diferentes e diferenciadas”, explicou o diretor geral da Feira de Valladolid, Alberto Alonso.
Intur Negocios, uma conferência patrocinada pela Conselheria de Turismo da Junta de Castela e Leão, contará com a presença de cerca de 70 operadores turísticos e agências de viagens que operam nos mercados europeu, asiático e americano. Estes operadores participam no encontro em busca de diferentes opções para elaborar as suas propostas destinadas a grupos, turismo familiar e viagens à medida. Os seus interesses são heterogéneos e vão desde o alojamento em todas as gamas até aos locais de eventos, spas e propostas de turismo ativo.
Intur Talks
Este ano realiza-se a segunda edição das Intur Talks, um espaço de análise de diferentes áreas do turismo de interior. Palestras curtas e ágeis, abertas ao diálogo com os participantes, estruturadas em diferentes blocos que abordarão, entre outras questões, o papel do turismo de reuniões, as alavancas para a promoção do turismo cultural no estrangeiro ou como promover o turismo interior em diferentes faixas etárias, o turismo de prata versus a geração Z.
Programa:
- O património é a força motriz do turismo de interior? – Juan Luis Arsuaga, co-diretor do sítio de Atapuerca e diretor científico do Museu da Evolução Humana de Burgos.
2 – Geração Silver vs. geração Z: catedrais e festivais. Como chegar a cada uma delas – Eva Lahuerta, professora da Universidade de Salamanca
- Alavancas para a promoção do turismo cultural no estrangeiro – Natalia Briales, Directora de Turismo Cultural e Marketing de Turespaña
- Dez erros que não se devem cometer na promoção do turismo internacional – Pedro Machado, Presidente da Agência Regional de Promoção Centro de Portugal
O património arquitetónico como recurso e a sua gestão – Carlos Mirapeix, Diretor Geral de El Capricho de Gaudí
- Turismo industrial, a segunda vida dos cenários fabris – Langreo
- Apresentação dos dados do Observatório do Turismo Rural – Alejandra Torent, Relações Externas de EscapadaRural
- Turismo gastronómico – Lluís Pujol, diretor da Saborea España
- O lugar do MICE no turismo – Eva López, Directora de Punto Mice.
Intur Viajeros, a Península Ibérica vista do interior
Na sexta-feira, dia 17, abre as portas a Intur Viajeros, a grande mostra em que as comunidades autónomas, cidades, províncias, vilas e condados apresentam ao público as infinitas opções para desfrutar da história, natureza, gastronomia, tradições e manifestações culturais que definem os seus territórios.
Mais uma vez, este ano, Portugal conta com uma participação notável e heterogénea, com destinos tão diferentes como o Algarve, Trás-os-Montes ou a Região de Lisboa, Alto Tâmega, Serra da Estrela, Pombal… entre muitos outros.
O turismo de interior é protagonista em toda a península e, nesta 26ª edição da Intur, os visitantes encontrarão propostas de 1200 destinos. Quase todas as comunidades autónomas de Espanha estarão representadas na Intur Viajeros, bem como as regiões portuguesas, o gabinete de turismo cubano, o parque temático francês Futuroscope, empresas como a Tirolina das Minas, as adegas Campo Eliseo e Estancia Piedra, o Aquiestoy Caravaning, associações turísticas e culturais, associações de turismo rural, associações para a promoção do turismo acessível, etc.
A Associação Espanhola de Festas e Recriações Históricas levará à Intur Viajeros marcos relevantes que se tornaram um atrativo para visitar estes cenários e, ao mesmo tempo, desempenhará um papel didático na divulgação de eventos com figuras históricas.
Além disso, a Intur também oferece aos viajantes a possibilidade de reservar as suas próximas viagens, para destinos próximos e remotos, no espaço dedicado às agências de viagens, onde encontrarão todo o tipo de propostas para os próximos fins-de-semana prolongados e férias; enquanto Intur Rural comercializa uma ampla gama de alojamentos e actividades no campo.
E este ano em Intur Viajeros começará a procura da Capital do Turismo Rural, uma iniciativa de Escapada Rural que tem como objetivo dar visibilidade aos municípios que defendem o desenvolvimento do turismo rural e ajudam os viajantes a descobrir novos destinos.
A Intur é o evento de referência do turismo de interior na Península Ibérica, uma feira pioneira na sua aposta na promoção e divulgação deste segmento de atividade, que tem registado um desenvolvimento exponencial do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Intur é organizada pela Feria de Valladolid e conta com a colaboração da Consejería de Cultura, Turismo e Desporto da Junta de Castela e Leão.