O Salão Internacional de Turismo Gastronómico celebra a sua 24ª edição na Expourense entre 2 e 5 de novembro
A 24ª edição do Xantar foi apresentada esta manhã na Expourense numa conferência de imprensa que contou com a participação do delegado territorial da Xunta de Galicia em Ourense, Gabriel Alén; o deputado de Turismo e Representação Institucional do Conselho Provincial de Ourense e presidente do INORDE, Rosendo Fernández, e o diretor da Xantar, Rogelio Martínez.
A partir desta quinta-feira, a Expourense tornar-se-á o epicentro do turismo gastronómico e enoturístico peninsular, reunindo uma centena de expositores, 59 grandes adegas expositoras e com 5 países representados (Espanha, Portugal, Colômbia, Peru e Costa Rica). Contará ainda com 4 restaurantes, 1 zona de Tapas, 2 salas de aula gastronómicas, 1 sala de provas comentadas e 1 espaço de degustação e promoção dos festivais gastronómicos da Galiza. Dispõe ainda de um Túnel de Vinhos, de acesso profissional, que apresenta um total de 104 referências de vinhos das cinco Denominações de Origem da Galiza (Monterrei, Ribeiro, Valdeorras, Ribeira sacra e Rías Baixas) e do IXP Val do Minho.
Turismo de proximidade
Xantar 2023 conta com a participação de três conselhos provinciais da Galiza (Ourense, Lugo e A Coruña), vários geodestinos e RDA (Ribeiro-Carballiño, Valdeorras, Terra de Celanova – Serra do Xurés) e numerosos municípios galegos das 4 províncias que participam de forma independente para promover o seu turismo gastronómico. Devemos acrescentar a destacada participação do Conselho Provincial de Zamora, uma província a uma hora de comboio em Alta Velocidade.
Na presença internacional, destaca-se mais uma vez este ano a presença de Portugal, que está presente no Xantar desde a sua primeira edição. A Entidade de Turismo do Porto e Norte é o principal parceiro estratégico desta feira no país vizinho e facilita todos os anos a participação de inúmeras câmaras municipais portuguesas que vêm à mostra com stand e organizam vários show-cookings, provas comentadas e provas de promoção turística na proximidade. Mais uma vez este ano destaca-se a presença massiva de expositores do Norte. No total, cerca de vinte câmaras municipais portuguesas participam direta e independentemente no espetáculo, somando-se às que participam no âmbito do Turismo Porto e Norte.
É uma participação que tem uma componente emocional pela união que sempre existiu entre a Galiza e Portugal, mas também estratégica, já que é o principal mercado emissor de turistas estrangeiros para a Galiza. E ao mesmo tempo, a Eurorregião Galiza – Norte de Portugal constitui um destino único com uma oferta gastronómica e vínica de qualidade para se posicionar internacionalmente.
Também participarão profissionais e representantes institucionais de países como Peru e Costa Rica, além da Colômbia, que organizou uma missão de empresários hoteleiros e chefs associados à FENALCO (Federação Nacional de Comerciantes Comerciais da Colômbia) que participarão da feira e realizar diferentes visitas a adegas e centros de formação na Galiza. Para facilitar a visita ao Xantar, a Expourense conta com a colaboração da Renfe, Transporte Oficial, que oferece um desconto de 10% em bilhetes de Longa Distância e Alta Velocidade.
Restauração
Na área da restauração também haverá novidades. Haverá quatro restaurantes no formato habitual em que é oferecido menu fechado elaborado com produtos nativos de qualidade do destino de origem do responsável pelo restaurante. A novidade será que além disso, o salão oferecerá o restaurante “Xantar Tapeando”, uma ampla “Área de Tapas” com sala de jantar central onde os visitantes poderão escolher entre diferentes tipos de comida (desde uma porção de polvo a um taco mexicano) ajustando a escolha ao seu apetite e orçamento.Dentro da tradicional restauração do Xantar, esta edição contará com 4 restaurantes: dois habituais e dois novos. Entre os frequentadores, repetem-se os dois restaurantes de maior sucesso nas últimas edições: o Porto da Guarda e a sua Lagosta e o menu oferecido pelo Inorde, que este ano terá como objetivo promover a Via da Prata na sua passagem pela província de Ourense.
Programa de atividades
Como é habitual, o programa de ações que o salão irá oferecer terá como objetivo projetar internacionalmente, numa perspetiva de qualidade e sustentabilidade, o turismo gastronómico e enoturístico na Galiza, no resto da Península Ibérica e na América Latina.
No que diz respeito às atividades, mais de 140 experiências entre showcookings, degustações comentadas, apresentações e degustações. Esta edição terá duas salas de aula gastronómicas (a do Grupo Cuevas e a de Quality Experiences do Bricocentro Paradelo) nas quais serão ministradas 50 oficinas de cozinha ao vivo (haverá também demonstrações de cozinha ao vivo nos stands do Conselho Provincial da Corunha ou Zamora).
Haverá também uma sala de aula onde serão ministradas cerca de trinta provas comentadas de produtos como vinhos, méis, conservas de peixe e marisco, queijos, bebidas espirituosas e licores. Entre estas provas destacam-se as dos queijos e méis premiados nas diferentes Provas Galiza organizadas pelo Departamento de Ambiente Rural. A este espaço de degustação devemos acrescentar a quinzena de degustações comentadas dos seus produtos que a Estrella Galicia vai celebrar no seu stand.
Neste programa destacam-se os organizados pelo Ministério Regional do Ambiente Rural e pelo Ministério do Mar, que têm como objectivo destacar os produtos de qualidade da Galiza protegidos por Denominação de Origem, Indicação Geográfica Protegida, ou com selos de garantia como “PescadeRías”, produtos biológicos atribuídos à CRAEGA, ou conservas de peixe e marisco da ANFACO-CECOPESCA. Será também realizada uma nova edição, já a décima primeira, do Concurso de Culinária Gourmet organizado pelo Grupo Cuevas, cuja final será realizada na quinta-feira, 2 de novembro, à tarde. A programação do showcooking completa-se com atividades paralelas como o XIX Encontro Internacional de Confrarias que reunirá 40 entidades e terá lugar no sábado, dia 4 de novembro. Este ano, este encontro também é patrocinado por “Córdoba, Património Gastronómico”.
Festas Gastronómicas da Galiza
Xantar 2023 voltará a ter um Espaço dedicado à degustação dos Festivais Gastronómicos da Galiza onde serão realizadas cerca de trinta apresentações, às quais se somam as realizadas nos estandes próprios dos destinos, como os oferecidos por Valdeorras; Carballiño – O Ribeiro, a Câmara Provincial de Zamora, a da Corunha, a CIM Alto Tâmega e Barroso e pelo Turismo Porto e Norte. Entre as provas, merecem ainda destaque os milhares de cafés que a empresa de Ourense, Cafés Lisboa, serve gratuitamente no seu stande. Como é habitual, esta edição contará também com uma extensa programação de eventos institucionais. Todos os dias ao meio-dia haverá um evento oficial em que se comemora um dia dedicado a diversos destinos e entidades intimamente ligadas ao espetáculo. A abertura oficial será na quinta-feira, 2 de novembro, às 17h30. e será realizado pelo presidente da Xunta da Galiza, Alfonso Rueda. O Xantar 2023 pretende também tornar-se o ponto de encontro ou “paragem” depois da jornada de trabalho com a organização de três concertos de bandas galegasdirigido a um público de meia-idade que chega à sala para apreciar a música e depois tomar uma bebida ou jantar. Os concertos decorrerão das 21h00 às 23h00. quinta-feira, dia 2 (Tonichi e Pacheco); Sexta-feira, 3 (Gin Toni`s) e sábado, 4 de novembro (Dr. Slump).