Da esquerda para a direita: Embaixador da República do Equador em Espanha, Andrés Vallejo; Presidente da Comissão Executiva da IFEMA MADRID, José Vicente de los Mozos; Ministro do Turismo do EQUADOR, Niels Olsen; Secretária de Estado do Turismo, Rosana Morillo, e Presidente da Comissão Organizadora da FITUR, Fernando Candela
A FITUR realizou a sua tradicional cerimónia de entrega dos XLIII Prémios aos Melhores Stands; o IV Prémio Stande Sustentável; os XXVIII Prémios Turismo Ativo, e o XXIV Prémio FITUR-Jorge Vila Fradera Tribune, todos correspondentes à edição de 2023. A decisão dos respetivos júris ocorreu no âmbito da FITUR 2023, realizada em janeiro passado, na IFEMA Madrid.
O objetivo destes prémios é promover a excelência e a inovação no setor do turismo e significa o reconhecimento de todos aqueles profissionais, instituições e empresas que são exemplo de talento e fonte de inspiração, e que, graças ao seu bom trabalho, se destacam na promoção da indústria do turismo.
Assim, os esforços de empresas, profissionais e instituições para valorizar a imagem do setor através da conceção dos seus standes têm sido recompensados quanto ao trabalho das empresas expositoras da FITUR que expressam a sua vocação de alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em termos de impacto ambiental, económico e social.
El acto de entrega, patrocinado este año por Ecuador, País Socio FITUR 2024, ha estado presidido por la Secretaria de Estado de Turismo, Rosana Morillo, y ha contado con la presencia, entre otras autoridades, del Ministro de Turismo de Ecuador, Niels Olsen; el Embajador de la República de Ecuador en España, Andrés Vallejo Arcos, el Presidente del Comité Ejecutivo de IFEMA Madrid, Jose Vicente de los Mozos, el Subsecretario de Promoción del Ministerio de Turismo de Ecuador, Diego Fernando Andrade Murtinho, y el Presidente del Comité Organizador de FITUR y presidente de Iberia, Fernando Candela Pérez , entre otras autoridades
A cerimónia de entrega, patrocinada este ano pelo Equador, País Parceiro da FITUR 2024, foi presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rosana Morillo, e contou com a presença, entre outras individualidades, do Ministro do Turismo do Equador, Niels Olsen, o Embaixador da República do Equador na Espanha, Andrés Vallejo Arcos, o Presidente do Comité Executivo do IFEMA Madrid, José Vicente de los Mozos, o Subsecretário de Promoção do Ministério do Turismo do Equador, Diego Fernando Andrade Murtinho, e o Presidente do Comité Organizador da FITUR, Fernando Candela Pérez.
Prémios Melhor Stande
Estes prémios reconhecem o profissionalismo, design e promoção de cada um dos standes apresentados, avaliando a sua adequação às necessidades de marketing, identificação com o produto que promovem, design, qualidade, impacto estético e grau de originalidade e inovação.
Na categoria de Comunidades e Instituições Autónomas, os standes em destaque foram Euskadi Basque Country, Governo da Cantábria e La Rioja Turismo. Por outro lado, na categoria Países e Regiões, a FITUR premiou os standes do Turismo de Andorra, Guatemala e Organização de Turismo da Coreia. Na categoria Business os reconhecimentos foram para Iberia, Mastercard e Paradores.
Prémios Stande Sustentável
Organizados com a colaboração do Instituto de Turismo Responsável (ITR), os Prémios FITUR Stande Sustentável distinguiram este ano 6 stands: Ilhas Baleares, Visit Portugal, Tturismo da Galiza, Região de Murcia – Costa Cálida, Mastercard e Turismo da Andaluzia. Estes reconhecimentos destacam também o trabalho que o IFEMA MADRID tem vindo a realizar há alguns anos para melhorar o impacto da sua atividade no ambiente social e natural que a rodeia, transferindo estes valores para os expositores, empresas e visitantes que participam nas feiras e eventos realizados em seus locais.
Prémios Melhor Produto de Turismo Ativo
Da mesma forma, a FITUR em conjunto com a Revista Aire Libre, atribui anualmente os Prémios ao Melhor Produto de Turismo Ativo dedicados à promoção do desenvolvimento e marketing da indústria turística, com foco na promoção de propostas em turismo de aventura, cultura, natureza, gastronomia e vinhos, desenvolvimento tecnológico, acessibilidade e meio ambiente. O júri composto por consumidores finais, profissionais do turismo, meios de comunicação e representantes do setor turístico destacou nesta edição a elevada qualidade das propostas apresentadas pelos expositores da FITUR 2023.
Na categoria nacional, o prémio foi atribuído a Experiências de Mountain Bike que valorizaram todo um território, na Região de Sobrarbe (Aragão); Caminhadas com burros no Vale Ricote (História, cultura, proteção dos burros. Trilhos ao longo das margens do rio Segura e Rota das Norias de Abarán), na Puerta del Valle de Ricote (Murcia); e Ecoturismo fluvial – Sil e Miño em caiaque, na Galiza. A estes somam-se, na categoria internacional, o Kumano kodo: seguir os passos do samurai numa antiga peregrinação pela floresta. Península Kii (Prefeitura de Wakayama, Japão); Turismo multi-destino do Mundo Maia. Desenvolvem-se o turismo e segmentos comunitários (Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras e México); e Festival Internacional de Raízes (Gâmbia).
Prémio Tribuna Fitur – Jorge Vila Fradera
Atividade de controlo e fiscalização da administração pública sobre habitação de uso turístico. Desafios e propostas de automação” é o trabalho de Pilar Juana García Saura, vencedora da 24ª edição do Prémio Tribuna Fitur – Jorge Vila Fradera. O objetivo desta convocatória é selecionar um trabalho de investigação inédito sobre turismo, editá-lo e divulgar a sua edição no mundo académico e formativo. O prémio, concedido pela FITUR, em colaboração com a Associação Espanhola de Especialistas em Turismo, AECIT, reconhece todos os anos o melhor trabalho de investigação académica relacionado com o setor do turismo.