Estado mexicano é um aliado de peso para a associação galega
É uma nova conquista para a Asicotur. O Estado mexicano de de Nuevo León foi apresentado, ontem, como o novo Sócio Protetor da Associação para a Cooperação Turística, somando assim mais um aliado naquele país centro-americano.
A reunião começou com as Boas-vindas aos delegados recém-incorporados em Aruba, Jordan Schlipken Croes (Autoridade de Turismo de Aruba) e Mercedes Meléndez, delegada em El Salvador.
Posteriormente, interveio Jorge Abel Vasaro, Subsecretário de Inteligência Turística da Secretaria de Turismo de Nuevo León, que comentou a renovada imagem corporativa do Estado e os eixos estratégicos que sustentam o território em termos turísticos. Esta apresentação destacou-se pela relevância estratégica que tem tido no México, com os novos eventos que têm vindo a ser preparados os quais contribuirão para aumentar o fluxo económico da região, nomeadamente a Copa do Mundo FIFA 2026.
Por outro lado, a convite do Instituto Nacional de Fomento Turístico da Argentina, foi apresentado o projeto “Aula Naturaleza” da associação Amartya, que deu a conhecer este conceito de cultura da sustentabilidade, através da educação e da regeneração de espaços naturais desde a perspetiva de construção, um projeto muito aplaudido pelos associados.
Esta nova forma de comunicação da Asicotur, vocacionada para a promoção do desenvolvimento, vai facilitar novos concursos de subsídios em futuros projetos de cooperação, de modo a que os seus associados possam continuar a criar soluções inovadoras para os destinos que representam.
Alejandro Rubín, presidente da Asicotur, anunciou a próxima reunião para 27 de julho (quinta-feira), onde também é esperada grande afluência de participantes.