Artem Nych (Glassdrive / Q8 / Anicolor) conquistou, na Guarda, a 5.ª edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, após ser o 2.º classificado na 4.ª Etapa, que Abel Balderstone (Caja Rural-Seguros RGA) venceu. Os últimos 183,7 km da prova partiram do Fundão, para a tirada das decisões, onde a dureza da Serra da Estrela fez a seleção dos melhores, com a meta na cidade mais alta de Portugal continental.
A tirada começou com muitas movimentações. Houve vários ataques e diferentes corredores na frente da corrida, ataques que se foram sucedendo ao longo das subidas, com destaque para a Torre, Penhas Douradas e Guarda, neste caso já dentro da cidade e a menos de 10 km da meta. Foi neste momento que se juntaram 10 protagonistas decisivos, porque um deles seria o vencedor da prova.
Artem Nych, que foi estando na frente ao longo de toda a corrida, conseguiu isolar-se com Abel Balderstone. O Camisola Amarela à partida Pelayo Sánchez (Burgos-BH) e os principais interessados à Classificação Geral estavam no grupo perseguidor, mas permitiram que a dupla se aventurasse com o objetivo de chegar à vitória.
Abel Balderstone, que na Geral estava a 51 segundos do líder, tudo fez para ganhar a etapa e não desistiu até conseguir, terminando 3 segundos antes de Artem Nych, que seria o 2.º classificado. Já Pelayo Sánchez terminaria no 3.º posto, com 59 segundos de diferença para o vencedor da etapa.
Com Artem Nych a 4 segundos do comando da Geral à partida, o 2.º lugar na etapa chegou para o colocar no topo da principal classificação, seguido de Abel Balderstone, a 41 segundos e com Pelayo Sánchez na 3.ª posição, a 52 segundos. Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) ganhou a Classificação por Pontos, Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor) liderou a Montanha e Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 /
Anicolor) comandou na Juventude, desde o início da prova. A Burgos-BH foi a formação que venceu coletivamente.
No final, Artem Nych adiantou que esta foi a sua “primeira vitória na Europa e estou muito feliz. Agradeço à minha equipa, ao staff e ao Rúben Pereira pelo apoio. Sem eles, eu não ganharia”.
“Todos foram vencedores pelas adversidades que enfrentaram durante a prova, sobretudo esta última etapa. Mostrámos uma vez mais a grandeza deste território e é com muita satisfação que anunciamos que já estamos a preparar a próxima edição. Agradecemos a todas as equipas, comissários, organização e staff, assim como a todas as entidades e empresas que apoiaram esta prova, nomeadamente o Turismo do Centro, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Litocar, a ENERAREA e os 16 municípios promotores que compõem a Associação dos Municípios da Cova da Beira: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso”, disse Rui Ventura, presidente da AMCB, em jeito de balanço.