O português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) venceu ontem, em Pinhel, a 3.ª Etapa do V Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, num sprint vigoroso e que o levou à segunda vitória consecutiva na prova, depois de ontem ter conquistado a 2.ª Etapa. A Camisola Amarela voltou para o espanhol Pelayo Sánchez (Burgos-BH), que tinha sido o primeiro comandante da Geral, ao ser o melhor corredor no Contrarrelógio por Equipas que inaugurou esta edição do prémio.
A tirada deste sábado, dia 27, começou com condições meteorológicas adversas, onde imperou a chuva. Contudo, não impediu que logo aos 15 km vingasse a fuga do dia, que juntou cinco corredores: André Ramalho (Credibom-LA Alumínio-Marcos Car), Ángel Sánchez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), Charles Page (BAI Sicasal Petro de Luanda), Joan Marti Bennassar (Electro Hiper Europa) e Viktor Manakov (Óbidos Cycling Team).
A vantagem chegou a ultrapassar os 8 minutos para o pelotão. Foi a Burgos-BH, equipa do Camisola Amarela, que começou a perseguição, que viria depois a ser também assumida por outras formações, sobretudo as que aspiravam à conquista da etapa e as interessadas na Classificação Geral.
O pelotão só ficou compacto nos últimos metros da reta da meta e foi Iúri Leitão que conseguiu sair, num sprint potente que o conduziu à vitória da 3.ª Etapa. Xavier Cañellas (Electro Hiper Europa) foi o segundo mais rápido e Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor) terminou em terceiro lugar.
“Sinto-me num bom momento de forma, estamos muito felizes na equipa. Senti-me com pernas para fazer um bom sprint e assim foi. Nos últimos quatro dias de competição tive quatro vitórias e estou muito feliz por tudo isto. Amanhã vou tentar ajudar os meus colegas ao máximo e tentar dar-lhes o maior suporte possível, para tentar colocá-los o melhor possível à entrada da Covilhã”, adiantou o vencedor do dia, Iúri Leitão, já antevendo a etapa de hoje.
Com a vitória da Burgos-BH no Contrarrelógio por Equipas ontem, a Geral Individual continua no domínio desta ProTeam espanhola, com Pelayo Sánchez a voltar à liderança hoje. O colega Eric Fagúndez desceu, assim, para o 2.º lugar e o terceiro classificado é Ander Okamika, da mesma equipa.
Nas classificações secundárias Iúri Leitão é também o comandante por Pontos, Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor) continua como o melhor jovem e José Maria Martín (Electro Hiper Europa) lidera a Geral da Montanha. A Burgos-BH está no topo da Geral por Equipas.
Hoje termina o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, em dia de etapa-rainha que é também a mais longa. Serão 183,7 km que ligam o Fundão à Guarda. Os Prémios de Montanha estão em Alpedrinha (3.ª categoria; 9,5 km), Torre (1.ª categoria; 107,2 km), Penhas Douradas (2.ª categoria; 129,5 km) e Guarda (3.ª categoria; 175,7 km).
RESUMO das Camisolas de Líder do V GP Internacional Beiras e Serra da Estrela:
Camisola Amarela Turismo do Centro: Pelayo Sánchez (Burgos BH), Classificação Geral Individual
Camisola Verde Associação de Municípios da Cova da Beira: Iúri Leitão (Caja Rural- Seguros RGA), Classificação Geral por Pontos
Camisola Azul Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela: José Maria Martín (Electro Hiper Europa), Classificação Geral da Montanha
Camisola Branca ENERAREA: Duarte Domingues (Glassdrive / Q8 / Anicolor), Classificação Geral da Juventude