O jornalista Fernando de Abreu está a construir um museu familiar na casa onde nasceu. Em Ribafeita, concelho de Viseu, vai agora passando grande parte do seu tempo na pacatez da aldeia, escrevendo livros e organizando o espólio da família.
Para dar a conhecer o andamento do seu projeto museológico, convidou um grupo de amigos (geralmente os que o acompanham em passeios turísticos pela Europa), a quem ofereceu um almoço de convívio. O rés-do-chão da casa que herdou dos pais é o espaço destinado ao museu. Ali figuram objetos que guarda com muito carinho, como por exemplo, a primeira impressora laser e o primeiro telemóvel que chegaram a Portugal e que ele adquiriu para uso profissional.
Para memória futura ficarão também algumas peças e arquivos da atividade profissional que exerceu como jornalista ao serviço do Jornal de Notícias e mais tarde como fundador de vários órgãos de comunicação, nomeadamente o semanário Notícias de Viseu e a Rádio Viriato, atualmente gerida pela Rádio Cidade.
Além de jornalista, Fernando de Abreu tornou-se escritor e poeta com várias obras editadas em livros. É também membro das prestigiadas confrarias Caminhos de Santiago e Luso-Galaica. Em 2018 foi nomeado Comendador da Ordem de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.