Termatalia, Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar regressa como feira presencial entre os dias 29 e 30 de setembro com o objetivo de se tornar o grande ponto de encontro da comunidade termal internacional
A 23ª edição do Xantar será realizada entre 9 e 13 de novembro, coincidindo com São Martinho e os Magustos
O recinto de feiras de feiras e exposições de Ourense, esteve mais um ano na FITUR Madrid para apresentar o Xantar e a Termatalia, duas das cinco feiras internacionais de turismo reconhecidas pelo Governo de Espanha (juntamente com a própria Fitur, Intur Valladolid e B-Travel Barcelona). Estas feiras fazem da província de Ourense e da comunidade galega, a única que celebra no mesmo ano duas feiras internacionais de turismo. Ambos os eventos lançarão diferentes ações profissionais enquadradas no duplo Ano Santo Jacobeu 2021-2022 e serão as primeiras edições a realizar após a chegada da Alta Velocidade à Galiza, o que facilitará a presença de expositores e visitantes internacionais como Ourense é localizado a 2 horas e 15 minutos de Madrid.
A apresentação de ambas as feiras, uma após a outra, teve lugar esta tarde no stand do Turismo da Galiza da FITUR. Ambas as apresentações foram proferidas pelo diretor-geral da Expourense, Rogelio Martínez, que se fez acompanhar por diferentes representantes envolvidos nos respectivos sectores da feira: turismo termal e enoturismo.
Termatalia volta ao modo presencial em setembro
A Termatalia apresentou sua 20ª edição. Após três anos sem ser realizada devido à pandemia, a Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem-estar anunciou que em 2022 voltará a ser realizada como uma feira completa e presencial, como vinha fazendo até 2019, o ano da última edição. Será de 29 a 30 de setembro e voltará a girar em torno da formação profissional, do capital empresarial e relacional. O objetivo é tornar-se o grande ponto de encontro da comunidade termal, reunindo profissionais de cerca de 30 países e que esta feira signifique um regresso à “normalidade”, normalidade que será extraordinária porque, em Setembro 2022, Ourense tornar-se-á o epicentro mundial do termalismo. Nesses dias, a província acolherá quatro grandes eventos, paralelos e complementares, que posicionarão Ourense como a grande referência internacional no turismo de saúde.
Para além da Termatalia, celebra-se nessa semana em Ourense o Congresso Mundial de Termalismo da OMT, liderado pelo Conselho Provincial de Ourense; o quinto Simpósio Internacional sobre Termalismo e Qualidade e Vida, organizado pelo Campus Auga da Universidade de Vigo reunirá a comunidade científica e o Congresso Nacional da Sociedade Espanhola de Hidrologia. Nesta apresentação, o diretor da Termatalia foi acompanhado pela diretora da Agência Galega de Turismo, Nava Castro, pelo presidente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica, Francisco Maraver, e pelo prefeito do município termal de Santa Rosa de Cabal (Colômbia), Rodrigo Toro. Este último aproveitou seu discurso no evento para se candidatar a sediar a Termatalia 2023, ano em que a feira retornará à América Latina.
Outra das novidades da Termatalia é que será a primeira edição realizada com a ligação de alta velocidade, o que ajudará a atrair um maior número de expositores e visitantes internacionais e também contribuirá para o posicionamento do termalismo galego como uma ótima alternativa de saúde e lazer para o resto da Espanha. À confluência de importantes eventos internacionais em Ourense, acrescenta-se ainda que a próxima edição da Termatalia terá lugar numa data muito especial para a Galiza, pois continua o duplo Ano Santo Jacobeu 2021-2022. A organização da feira aproveitará esta situação para atrair turistas à comunidade galega, tendo em conta o Jacobeu, e a oportunidade de visitar Santiago de Compostela como novas atrações a oferecer aos participantes na próxima edição da Termatalia.
A edição de 2022 continuará, também, a promover as atividades relacionadas com o projeto “Um Descanso nos Caminhos” promovido pelo Cluster de Turismo Galego com o apoio da Agência Galega de Turismo. Este projeto organiza estadias nas termas dos diferentes Caminhos de Santiago, oferecendo o melhor descanso ao peregrino.
Xantar no Ano Santo Jacobeu
Xantar, a Mostra Internacional de Turismo Gastronómico, apresentou sua 23ª edição na FITUR, que ficará marcada pela chegada da conexão de Alta Velocidade, o que torna este evento uma motivação para o turismo em si. O objetivo será incentivar os destinos do “eixo AVE” de Madrid a promoverem-se no Xantar e promover a feira ali para atrair potenciais visitantes. Será realizado entre 9 e 13 de novembro, um mês especial para a cidade e província com a festa de São Martinho e dos Magustos, momento ideal para desfrutar de Ourense. A prorrogação do Ano Santo Jacobeu será mais uma vez o fio condutor, dando destaque à Gastronomia dos Caminhos.
“A gastronomia e o Caminho de Santiago são duas das grandes motivações para visitar a Galiza. O Xantar é um excelente lugar para combinar ambos, promovendo comida e vinho de qualidade internacionalmente na Rota Jacobeia. Não podemos perder esta magnífica oportunidade de nos posicionarmos como um destino atrativo. Com certeza vai oferecer tudo o que os turistas pós-COVID precisam”, explicou o diretor do Xantar durante a apresentação.
Na apresentação do Xantar, o diretor, Rogelio Martínez, foi acompanhado pelo presidente da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins e pelo delegado territorial da Xunta da Galiza em Ourense e presidente da comissão executiva da Fundação Expourense, Gabriel Alén.
À semelhança da Termatalia, o Xantar 2022 será a primeira edição com Alta Velocidade. O Xantar realiza-se em Ourense, porta de entrada para a Galiza e aeroporto terrestre de alta velocidade, e posiciona-o como uma magnífica montra para descobrir toda a qualidade e sabor dos produtos galegos e oferecer um aperitivo do que poderão descobrir na sua próxima visita. Por isso, a Expourense vai promover a feira para incentivar os destinos de toda a Galiza a aproveitar a oportunidade para se promoverem neste evento. Como de costume, o programa de experiências oferecido pelo salão da feira terá como objetivo projetar internacionalmente, na perspetiva da qualidade e sustentabilidade, o enoturismo na Galiza, no resto da Península Ibérica e na América Latina.