As Exposições Mundiais têm como propósito gerar impacto duradouro no progresso da humanidade. Sob o lema “Conectando mentes, construindo o futuro”, a Expo Dubai 2020 reúne 191 países no primeiro evento do género no Médio Oriente, procurando fomentar a criatividade, inovação e colaboração em escala global e pensar no futuro com sustentabilidade.
Ricardo Ramírez, fundador da plataforma de serviços colombiano-chinesa ConChina e atual Diretor da Aviatur, participa da gestão promocional dos pavilhões colombianos desde a Expo de Barcelona 92. Depois, conquistou o carinho dos visitantes ao jogar nas ruas da cidade espanhola uma “chiva” colombiana (autocarro tradicional) em que exibiam danças e produtos típicos; e em todas as sucessivas Expos tem vindo a criar diferentes estratégias promocionais. O também delegado da ASICOTUR, explicou à Associação porque passou quase três décadas fixando a sua atividade profissional durante um ano e assistindo ao que eles chamam de “o maior espetáculo do mundo”.
Na sua apresentação “Uma vida na expo” perante assistentes e delegados da ASICOTUR que representam o Conselho de Administração nos respetivos países, Ricardo Ramírez fala sobre todas as feiras internacionais em que trabalhou, nas quais descobriu inúmeras culturas, saberes e sabores. “Não só conduzem a conhecer pessoas de todo o mundo, quase a fazer um doutoramento nas respetivas culturas empresariais, mas também criam uma rede de amigos ao longo do tempo”.
Segundo Ramírez, “a Expo é o paraíso dos viajantes, pois em cada esquina há memórias para levar na mão”. Até o dia 10 de novembro, a Colômbia tinha recebido 150.000 visitantes no seu pavilhão Expo Dubai 2020 que puderam desfrutar da floresta amazónica que serve de base ao pavilhão, mergulhar em cada uma das regiões colombianas, graças a diferentes salas, admirar ” A mulher reclinada”, estátua mítica do artista plástico Botero, e surpreender-se com a obra de Ramírez.
Como chefe da promoção comercial, ele projetou duas áreas: Palenke, uma loja de produtos tradicionais que reverte os benefícios para as comunidades de artesãos, e Cooyuba, um bar de sumos, onde os visitantes são levados para mais de 400 variedades de frutas colombianas.
A Cooyuba e a Palenke ficarão abertas no pavilhão colombiano até o encerramento da Expo Dubai 2020, no final de março de 2022.