O norte de Portugal conheceu ontem o projeto “Raia Termal en ruta”, uma iniciativa posta em marcha pela Deputación de Ourense para promover o turismo no território transfronteiriço Ourense-Norte de Portugal, difundindo os valores e recursos desta área mediante um autocarro promocional que percorrerá mais de 1.500 quilómetros e visitará, durante 10 dias, um total de 25 pontos, incorporando como novidades uma oficina de turismo digital e a participação dos estudantes universitários inseridos no plano “Erasmus Rural”.
O autocarro chegou a Vila Nova de Gaia, onde autoridades ourensanas e portuguesas apresentaram, à comunicação social, este novo projeto internacional que divulgará as potencialidades patrimoniais, naturais, termais e paisagísticas do território transfronteiriço. A deputada provincial de Termalismo de Ourense, Ana Villarino, agradeceu às instituições portuguesas a forma como foi recebida “para tornar possível esta maravilhosa iniciativa que dá a conhecer o norte de Portugal”, disse a responsável galega.
O projeto foi presentado na Loja de Turismo de Vila Nova de Gaia por, Ana Villarino; a gerente do Instituto Ourensano de Desenvolvimento Económico, Emma González; o vicepresidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, Ignácio Ribeiro; o vereador do Turismo do Município de Vila Nova de Gaia, José Guilherme Aguiar; os representantes do Turismo Porto e Norte e da Direção da Associação Termas de Portugal.
No âmbito do programa “Raia Termal”, financiado pelo FEDER através do programa Interreg, “o autocarro promocional permitirá profundar os vínculos históricos, culturais, sociais e naturais que temos entre Ourense e Portugal como povos vizinhos”, reforçou Ana Villarinho. O autocarro visitará diferentes municípios da região, especialmente os que integram o programa europeu (Lobios, Bande, Muíños, Cortegada, Melgaço e Terras de Bouro), assim como outras importantes capitais: Porto, Vigo, A Coruña e Santiago de Compostela. O percurso terá, entretanto, uma importante paragem em Ourense, aquando realização da feira Termatalia nos próximos dias 16 e 17.
A “Raia Termal en ruta” incorpora uma segunda novidade: uma oficina de turismo digital que, através de códigos QR, permitirá descarregar, desde um mapa, a uma coleção de postais com os recursos turísticos mais importantes do território, passando por vídeos promocionais alusivos aos municípios transfronteiriços que formam o projeto. Não obstante, o elemento digital mais importante reside na possibilidade de facilitar aos balneários termais, empresas e agentes locais, a transformação digital da sua oferta, permitindo aos viajantes reservar e comprar, através de internet, os serviços turísticos da área transfronteiriça.
O projeto Raia Termal tem como objetivo defender e valorizar os espaços naturais e fomentar um turismo termal de qualidade, nos âmbitos relacionados com o lazer, a saúde e o património, favorecendo a atividade económica das localidades limítrofes de Ourense e o Norte de Portugal.
Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Interreg, colaboram também a Deputación de Ourense e a Confederação Hidrográfica Minho-Sil.