Enquanto houver municípios que olham para os territórios rurais e acarinham as gentes que neles vivem, vão-se mantendo usos e costumes genuínos e o património agrícola moldado ao longo de várias gerações.
A Feira do Fumeiro de Montalegre, que se realiza desde 1992, é hoje uma referência inegável na promoção dos produtos agropecuários da região de Barroso.
Considerada a montra do mundo rural, costuma reunir cerca de 100 expositores, representando as famílias empreendedoras que ali vendem mais de 60 toneladas de carnes da melhor qualidade aos muitos visitantes que por lá passam.
Dado o confinamento decretado pelo Governo para todo o país, a Câmara de Montalegre decidiu suspender a realização do evento no formato habitual, isto é, com a presença de público. Todavia, a autarquia avança com o certame em versão digital. Nesse sentido, todo o foco está dirigido para a plataforma online onde os interessados podem adquirir o produto desejado. A Câmara de Montalegre e a Associação de Produtores de Fumeiro da Terra Fria Barrosã assinam a mesma garantia de qualidade, rigor e segurança alimentar.
Uma vez que este ano não vai haver feira no espaço físico habitual, os interessados poderão adquirir todos os produtos derivados do fumeiro através da plataforma online www.fumeirodemontalegre.pt clicando no espaço de um produtor à escolha, disponível na plataforma e seguindo depois os passos até à encomenda.