Foto: Wemerson Augusto
Cibele Munhoz Amato, nova chefe do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) desde o passado dia 11, elege como prioridade da sua gestão o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a unidade de conservação alinhada às mais eficientes práticas e padrões dos melhores parques do mundo.
“Quero continuar este belo trabalho desenvolvido até aqui, gerando desenvolvimento regional, com todas as oportunidades que o parque proporciona a Foz do Iguaçu, às cidades vizinhas, ao meio ambiente, ao turismo, à economia e ao Brasil.”, diz a nova responsável pelo PNI.
Cibele trabalhou no Instituto Chico Mendes (ICMBio) três anos no setor de Uso Público do Parque Nacional do Iguaçu, e usará a sua consolidada experiência em gestão estratégica, administração pública, estudos de concessão, projetos e competências interpessoais para gerir o parque.
PNI com horário especial
A partir do próximo dia 26, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá para os visitantes das 8h às 16h, todos os dias, com capacidade máxima de 525 pessoas por hora. Os ingressos continuarão limitados e vendidos exclusivamente on-line, com agendamento de data e horário para a visita, no site www.cataratasdoiguacu.com.br
Diariamente, o parque passa por um minucioso trabalho sanitário de todo o circuito turístico, oferecendo ainda mais proteção aos visitantes. faz o controle individual de acesso de todas as pessoas com uma barreira sanitária instalada no Centro de Visitantes.
O público é recebido por funcionários que medem a temperatura de todas as pessoas. Simultaneamente, as equipas do parque orientam os visitantes para passarem álcool gel nas mãos e o calçado no tapete desinfetante, e informam sobre o uso correto da máscara cobrindo o nariz e a boca, durante todo o passeio.
Os moradores das 14 cidades vizinhas da unidade de conservação possuem 90% de desconto no ingresso. Apenas precisam de comprovar a residência numa das cidades, apresentando o comprovativo presencialmente no acesso ao parque.
O restaurante, que se encontra encerrado desde Março, retornará com seu tradicional bufê da gastronomia brasileira, com destaque para os sabores e os sentidos que o local proporciona. Adotará uma série de medidas de proteção, seguindo todos os protocolos necessários para garantir uma ótima experiência gastronómica nestes tempos de covid-19.
O Parque Nacional do Iguaçu fica situado no extremo oeste do Paraná, na fronteira com a Argentina, e está rodeado por 185 mil hectares de Mata Atlântica. As gigantes quedas de água formadas num desnível abrupto do rio Iguaçu figuram na lista das 7 Maravilhas da Natureza e são um encanto para quem tem o privilégio de visitar o local. Em condições normais recebe anualmente 2 milhões de visitantes.