Tudo já está preparado para a celebração do 1º Congresso Internacional de Água e Saúde organizado pela Termatalia 2020 Feira Internacional de Turismo de Saúde, Termal e Bem-Estar. Será realizado nos próximos dias 16 e 17 e está organizado em formato híbrido, ou seja, pode ser acompanhado presencialmente nas instalações da Expourense, localizada na capital termal de Ourense, ou acompanhada online através de plataforma virtual. Serão dois dias que têm como objetivo voltar a reunir a comunidade termal e continuar a posicionar a Termatalia como um dos mais importantes fóruns internacionais de conhecimento e formação especializada na área do turismo de saúde e spa. Este Congresso conta com o apoio da Câmara Provincial de Ourense e do Departamento de Turismo e Termalismo da Câmara Municipal de Ourense, entidades a que se juntarão outros colaboradores, como a Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade de Santiago de Compostela, Turismo da Extremadura, Costa Cálida-Região de Múrcia, o Instituto Nacional de Promoção Turística da República Argentina (INPROTUR) e o projeto “Un descanso en los caminos “. O programa deste 1º Congresso de Água e Saúde conta com a participação de 50 renomados profissionais internacionais de 9 países (Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Tailândia, Tunísia e Uruguai) que também participarão de forma mista. Este painel de especialistas faz deste congresso um evento multidisciplinar que aborda o futuro do setor a partir da situação atual marcada pela pandemia provocada pelo COVID-19. A qualidade e inovação da programação deste congresso são evidenciadas pelo facto de, até à data, já terem sido recebidas mais de 300 inscrições de profissionais do sector de vinte países de 4 continentes, entre os quais se destacam Espanha, Portugal e Argentina. O programa científico deste congresso tratará o turismo de saúde a partir de uma perspetiva multidisciplinar atual. Contará com a participação, entre outras, dos presidentes e diretores das associações nacionais de Spas de Espanha (ANBAL), Termas de Portugal, da Associação Europeia de Cidades com Património Histórico Termal (EHTTA), da Federação Internacional de Hidroterapia e Climatoterapia (FEMTEC) e de outras entidades como a Direção de Turismo da Junta da Galiza, a Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica e da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal.
Mesa redonda sobre COVID-19
Uma das sessões dará especial atenção à situação vivida pelo setor em relação à pandemia. Haverá conferências que apresentarão casos reais e experiências que versarão sobre os protocolos de segurança que estão a ser aplicados no setor e mesas redondas voltadas para a reativação do turismo termal, sobre como enfrentar o futuro com menos incertezas e como reduzir a impacto económico. Relacionado com o COVID-19 haverá uma mesa redonda que analisará a visão global do turismo de saúde em época de pandemia, uma oportunidade para reconhecer a Balneologia e a importância da prevenção na preparação do sistema imunológico como parte de um estilo de vida saudável. Esta é uma vantagem para países que possuem extensos recursos naturais, como as águas termais que, com o devido processo de formação, certificação e legislação, podem representar uma oportunidade para o desenvolvimento de novos destinos de saúde ou valorização dos existentes.
Ainda no que diz respeito à pandemia o destaque vai para um painel sobre “Protocolos de segurança e prevenção em spas e centros termais” que será moderado pelo Dr. Juan Gestal, Diretor da Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade de Santiago de Compostela. Neste painel, o Instituto Espanhol de Qualidade Turística (ICTE), Fernando Fraile, apresentará as medidas para reduzir a propagação da SARS – CoV-2 nos Spas. Será também apresentado o selo “Clean & Safe” da Termas de Portugal e analizar-se-á o protocolo de ação contra a COVID do Grupo Caldaria e das Termas de Chaves.
Hidrologia Médica
Este Congresso incluirá uma sessão dedicada à hidrologia médica que incluirá a apresentação do 3º Vademecum das águas minero-medicinais de Espanha pelo Dr. Francisco Maraver, diretor da Cátedra de Hidrologia Médica da Universidade Complutense de Madrid e presidente da Sociedade Espanhola de Hidrologia Médica. Também serão discutidos os mecanismos de ação da balneoterapia como desencadeante da resposta imunitária, estudo que será apresentado por pesquisadores da Universidade da Extremadura. Esta sessão inclui, também, a apresentação das últimas pesquisas em Hidrologia Médica desenvolvidas pela associação Termas Centro de Portugal.
Turismo, Inovação e sustentabilidade
Esta sessão irá acolher a apresentação de produtos turísticos inovadores na Península Ibérica, como o programa Bem-Estar do Conselho Provincial de Ourense que irá analisar como a pandemia está a afetar os programas públicos de termalismo social. Neste painel serão apresentados outros programas como os desenvolvidos por: Spas da Extremadura; Costa Calida de Murcia; Balnearios de Galicia e o projeto “Un descanso en los caminos”. A EuroCidade da Água Chaves-Verín (Espanha-Portugal) e o Turismo Porto e Norte de Portugal também farão intervenções nesta matéria. Aconferência inclui ainda um painel que irá analisar o processo de declaração de utilidade pública de um manancial em que participarão três especialistas relacionados com Hidrogeologia e Engenharia de Minas. Termina com a realização de um showcooking organizado pelo projeto “Un descanso en los caminos” que tem como objetivo promover a Galiza como um destino saudável.Também relacionado ao turismo, o congresso inclui um painel sobre destinos termais na Argentina, um dos principais destinos de turismo de saúde da América Latina. Será coordenado por Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (INPROTUR).
Comunicações científicas
Como todos os congressos científicos, este também terá um espaço dedicado à apresentação das mais recentes pesquisas realizadas no setor da água e spa. Esta sessão será coordenada pela presidente da Sociedade Galega de Talassoterapia, Lourdes Mourelle, e acolherá a apresentação de 10 investigadores de 5 países.
A participação neste Congresso será gratuita, mediante convite da Termatalia ou das entidades colaboradoras da feira. O formulário de inscrição e o programa da conferência podem ser consultados no site do congresso: www.congreso.termatalia.com
É realizado nos dias 16 e 17, em formato híbrido e pode ser acompanhado presencialmente em Ourense, ou pela internet.