O grande evento receberá 25.000 visitantes de 200 países
A IFEMA recebeu hoje a delegação das Nações Unidas para fazer a primeira visita técnica às instalações da Feira de Madrid que sediarão a próxima Cimeira do Clima (COP25) entre 2 e 13 de dezembro. A capacidade do recinto, com 200.000 m2 de área coberta e a versatilidade dos seus espaços, permitiram assumir, por parte da IFEMA, o desafio de produzir esse grande evento, que finalmente será distribuído em mais de 100.000 m2, o que representa 50% da superfície do recinto, incluindo as áreas de convenções e reuniões.
Um desafio na dimensão e no tempo
A organização da Cimeira do Clima, que já está a trabalhar em plena capacidade para oferecer as melhores condições adaptadas às rígidas exigências do projeto, não é apenas um desafio organizacional, porque será realizada em apenas 18 dias (quando geralmente exige, pelo menos, 18 meses para sua execução), mas representa, também, um passo importante na revitalização de todos os setores da cidade anfitriã. Por outro lado, vai causar impacto internacional ao nível da imagem de Madrid e de Espanha que hoje em dia capitaliza a atenção do mundo inteiro.
A COP25 ocupará um total de 6 pavilhões e todo o Centro de Convenções do Norte, bem como as salas de reunião localizadas em cima dos pavilhões e mais algumas que compõem o projeto dentro daqueles espaços.
A capacidade e versatilidade do local da Feria de Madrid permitirá manter outros eventos em paralelo
A plataforma em que está trabalhar permitirá cumprir o objetivo de manter o seu programa de feiras e eventos, a maioria de lazer e voltado ao público em geral, como era habitual no mês de dezembro. Assim, a FERIARTE, agendada de 16 a 24 de novembro; IFEMA Madrid Horse Week e Retromóvil Madrid, que serão realizadas de 29 de novembro a 1 de dezembro; a ALMONEDA, cujas datas são de 11 a 15 de dezembro, além das exposições de Game of Thrones e Tutankhamon, o Ice Circus 2 e o show mágico Mágico Yunke, a HANGAR 52, shows musicais, entre outros, mantêm o calendário previsto. A montagem da Cimeira está programada para começar em 17 de novembro, com um total de 10 dias para o desenvolvimento completo do projeto.
Marta Cacho