A Feira Internacional de Enoturismo, FINE, está a desenvolver um programa para captar compradores para participarem no certame de Valladolid que conta já com 60 empresas especializadas de vários países, entre os quais Portugal. Essencialmente são operadores das áreas de desenho e comercialização de viagens enoturístcas.
Turoperadores como Tui, Kuoni ou Julià, agências especializadas em viagens de luxo, incentivo, ou de negócios; Nextel, Viajes Eroski, Butterfield and Robinson y Tema-Jambo, são alguns dos nomes inscritos na FINE.
Sendo o enoturista um viajante global, a FINE quer ir, nesta primeira experiência, ao encontro desse segmento de mercado turístico, através das agências presentes nesta feira.
França, Portugal, Itália, Holanda, Noruega, Suécia, Suiça, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, México, Brasil, Argentina, China, Áustria, Austrália, Dinamarca, Finlândia e Singapura são mercados emissores para as principais regiões enoturísticas da Europa.
A FINE é um projeto da Feria de Valladolid e pretende afirmar-se como um lugar de negocios para as regiões vitivinícolas da Europa, um espaço para as relações comerciais entre os agentes enoturísticos dos mercados internacionais.
Pela parte de Portugal já estão confirmadas as presenças da Paladares Travel e da Catavino. A FINE é uma feira anual e realizar-se-á, pela primeira vez, nos dias 12 e 13 de fevereiro 2020.