Entre 17 e 21 de setembro, Ourense receberá a 19ª Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem estar
25 especialistas em turismo de saúde e indústria termal integrados no comité assessor da Termatalia estiveram reunidos para perfilarem as ações profissionais daquela que será a 19 edição da Feira Internacional de Turismo Termal, Saúde e Bem estar que se realizará de novo em Ourense, contando com o Brasil como país convidado.
O comité assessor preparou as ações da denominada “Semana Termatalia” que concentrará, na provincia de Ourense, três importantes eventos internacionais relacionados com o turismo de saúde. Coincidindo com a realização da Termatalia nos días 19 e 20 de setembro e aproveitando as sinergias que a feira cria, reunindo em Ourense profissionais do setor de 30 países, realizar-se-ão, de forma complementar, mais dois congressos que contribuirão para o desenvolvimento do setor, posicionando a provincia de Ourense e a Galiza em geral como centros internacionais de formação termal. A “semana Termatalia” arrancará com o Congresso Internacional de Termalismo e Desafio Demográfico organizado pelo projeto “Raia Termal” nos Balneários de Lobios, sob a liderança do Conselho Provincial de Ourense, a Confederação Hidrográfica Miño-Sil e os municípios termais transfronteiriços e financiado pelos fundos Interreg. O outro encontro profissional da semana será a III edição do Simpósio sobre Termalismo e Qualidade de Vida orientado pelo Campus da Água da Universidade de Vigo.
Nesta primeira reunião da Termatalia estiveram presentes a nova diretora da Termatalia Emma González, a diretora da Agência Galega de Turism Nava Castro, o alcaide de Ourense, Jesús Vásquez a deputada provinvial de termalismo Ana Villarino, o vereador do termalismo de Ourense, Jorge Pumar, o vice-presidente da Câmara de Chaves, Francisco Melo, o director territorial do ICEX na Galiza, Sergio Prieto, o presidente da Sociedade de Hidrologia Médica, Francisco Maraver, o representante dos Balneários da Galiza, Rafael Luaña, o gerente do Cluster da Água Mineral e Termal da Galiza, Benigno Amor, o coordenador da Termas Centro de Portugal, Adriano Ramos, para além de outras individualidades.
A diretora da Agência de Turismo da Galiza, Nava Castro, incidiu no facto de a Galiza possuir elevado potencial termal que lhe permite tornar-se numa referencia internacional na formação, tanto para a América Latina, como para a Europa.
A presença neste comité de representantes de diversas administrações, de empresas, associações profissionais e da universidade faz da Termatalia um exemplo de cooperação público-privada internacional e reforça o seu papel como ponte de ligação entre o termalismo europeu e latinoamericano.
A profissionalização do setor, tanto a nivel turístico, como industrial e empresarial, ocupará um lugar destacado na próxima edição da feira, através da Bolsa de Contratação Turística entre turoperadores e potenciais importadores de diversos países. Por outro lado, a realização da feira termal na Galiza permite que ofereça aos profissionais internacionais a possibilidade efetuarem rotas pela comunidade galega para conhecerem “in loco” a oferta turística envolvente, o que contribuirá para a promoção internacional desta região autónoma como líder de turismo termal em Espanha.